Quais as diferenças entre café tradicional, extra forte, superior, gourmet e Café Especial?
Quais as diferenças entre café tradicional, extra forte, superior, gourmet e Café Especial?
Forte, extra forte, superior, gourmet, isso tudo com certeza não é Café Especial. Vamos mostrar as diferenças.
O Café Tradicional, comercialmente chamado de Extra Forte, é geralmente colhido em larga escala, sem muita atenção para a seleção dos grãos e é uma mistura de variedades, ou até famílias diferentes da planta de café. O objetivo da torra forte ou hiper torra nesse caso é produzir um café uniforme escuro, amargo e barato, para atender à demanda em massa do mercado. Esse café é geralmente encontrado em supermercados e é comercializado em grandes quantidades. Normalmente este cafés apresentam até 50% de impurezas ou defeitos.
O Café superior recebe um pouco mais de atenção da indústria, ele é derivado do café tradicional, porém com uma quantidade menor de impurezas, normalmente estes cafés apresentam até 25% de impurezas ou defeitos e também passam por um processo de torra excessiva.
O café gourmet é produzido a partir de grãos selecionados e processados com mais cuidado, não pode apresentar impurezas nem defeitos (ex: grãos podres, secos, folhas e gravetos). O café gourmet é geralmente comercializado em lojas especializadas em café ou em cafeterias e em algumas redes de supermercados e possui melhorias do sabor, não sendo tão amargo nem tão escuro.
As três categorias acima são segmentadas em uma escala de pontuação que vai de 5 a 10 pontos.
O Café Especial é auditado pela SCA - Specialty Coffee Association, que no Brasil é representada pela BSCA. Estes cafés são produzidos a partir de grãos colhidos manualmente e selecionados, sempre da mesma família e variedade, cultivados em condições ideais de sustentabilidade e processos naturais, em pequenas fazendas e sítios. O Café Especial possui a máxima qualidade quando se fala de café e sua graduação inicia em 80 pontos. A diferença para os cafés comuns é muito grande. Além de todo cuidado no plantio e colheita, O Café Especial é processado e torrado em menor escala e manualmente, para ressaltar suas qualidades sensoriais, como aroma, sabor, acidez e corpo, além da preservação dos óleos essenciais que o grão de café possui. Geralmente é um café de cor mais clara e muito mais saboroso, sem amargor e apreciado sem açúcar. O Café Especial é avaliado por profissionais especializados em uma escala de 80 a 100 pontos, com base em critérios rigorosos de qualidade. Os avaliadores de café especial são profissionais certificados chamados de “Q-Graders” (Quality Graders). O Café Especial é geralmente comercializado em lojas especializadas ou em cafeterias de alto padrão de qualidade e é apreciado por consumidores que valorizam a qualidade e a experiência de degustação.
A Importância da Rastreabilidade e Certificação nos Cafés Especiais: Uma Experiência Transparente e Sustentável
